Congresso – Educação e Criatividade

A criatividade ganha hoje especial interesse por diversas razões. A sociedade actual  exige de todos um  constante  papel  de  auto-aperfeiçoamento  e  de  resolução  criativa  de problemas. Vive-se,  nos  tempos  presentes, a  sociedade  da  criação.  Os conhecimentos renovam-se rapidamente, em consequência dos progressos científicos e tecnológicos. Já não basta trabalhar bem,  é preciso fazê-lo  cada vez melhor. Há que desenvolver (as)  capacidades  que ajudem  os  indivíduos  a  mais  facilmente  se adaptarem a novas circunstâncias e situações. Há que apelar à nossa inteligência, mas também à nossa criatividade. “Já só é possível funcionar com eficácia se a acção for baseada em  todas  as potencialidades  das  pessoas.  Desenvolver  o  nosso potencial criativo é urgente. Interessa-nos,  pois,  equacionar  o papel  que a  criatividade desempenha  ou pode  desempenhar  no  espaço do  sucesso ou  do  insucesso dos  nossos  alunos  e  na qualidade do nosso sistema de ensino. Interessa-nos, ainda, discutir se a escola, como expressão do sistema social, estimula ou favorece a aptidão para a criatividade.

 

Tendo como ponto de partida a o conhecimento e experiência dos oradores convidados, este encontro assume como principais objectivos:

·      Divulgar práticas e estratégias de sucesso curricular desenvolvidas nas escolas portuguesas e em outros contextos de formação e aprendizagem;

·      Reflectir e divulgar a investigação realizada na área da criatividade na educação ;

·      Identificar possibilidades de intervenção e de investigação como contributo para a plena utilização dos recursos humanos disponíveis, dentro e fora da escola.

 

DESTINATÁRIOS

O encontro “Educação e Criatividade” dirige-se a investigadores, professores, técnicos superiores de educação especial, psicopedagogos, educadores e outros profissionais ligados educação, assim como pais e encarregados de educação. É também um espaço especialmente destinado a estudantes de mestrado e doutoramento em educação.

Informações e inscrições em www.educacaoecriatividade.com

Deixar uma resposta