A obesidade é uma doença crónica, representando actualmente um dos grandes problemas de saúde pública nos países industrializados.  Tem-se assistido a um crescente aumento da prevalência da obesidade  infantil em Portugal nos últimos anos tratando-se já de um problema com expressão social significativo, sendo já denominada a epidemia do séc XXI.

A maioria das crianças come muito e mal! Fazem uma alimentação com baixo consumo de fibras (poucos vegetais e fruta) e com excesso de açúcar (refrigerantes, bolos, doces…), gorduras saturadas (batas fritas de pacote) e sal. A esta alimentação desequilibrada associa-se o sedentarismo e a reduzida prática de exercício físico, a qual pode ser atribuída:  diminuição de espaços livres apropriados para actividades  ao ar livre, associado a um aumento da insegurança, que favorecem a permanência em casa e ao aparecimento de actividades lúdicas mais sedentárias e acessíveis a uma grande parte da população, entre os quais a Televisão e os jogos electrónicos, os jogos de computador.

É imprescindível o envolvimento da família e de todos os prestadores de cuidados às crianças e adolescentes na mudança de hábitos e comportamentos. É adopção de hábitos saudáveis a melhor medida de prevenir e tratar a obesidade. Durante a infância e adolescência não se recomendam dietas restritivas, porque as crianças estão em desenvolvimento e não podem privar-se dos principais nutrientes. É preciso é que as crianças aprendam e tenham uma alimentação saudável.

Esta formação foi programada para pais e profissionais tendo em vista o conhecimento de modos de actuação e prevenção familiar e profissional

 

Tem como objectivos:

*Aprender a praticar uma alimentação saudável

* Perceber quais os impactos de uma alimentação de fraca qualidade

* identificar os principais erros alimentares
Esta acção ocorrerá no dia 22 de Novembro entre as18h e as 20h,  num momento informal e descontraído de partilha mútua entre com a Dr.ª Bárbara Ferrão  e todos os que quiserem juntar-se a nós neste momentono auditório do Metropolitano de Lisboa (dentro da estação do metro do alto dos moinhos).

A formadora é a Drª Bárbara Ferrão, faz parte do corpo clínico da Clínica da Educação exercendo consultas de Nutrição e Educação Alimentar.

 

Convidamo-lo(a) a estar também connosco. a participação nesta acção tem um custo de 20€ (valor sem iva).

Inscrições aqui

 

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.