dificuldades-leitura-palmela2Ler é o processo que permite descodificar sinais gráficos, de forma a extrair informação desse material. Escrever é traduzir uma mensagem oral em sinais gráficos com significado. No entanto, leitura não constitui uma competência isolada. Ela faz parte do processo de desenvolvimento da linguagem, sendo, dentro deste processo, a competência de maior complexidade. Ao contrário do desenvolvimento da linguagem oral, o processo de leitura e escrita não é um processo implícito, necessita de ser ensinado de forma explícita. O processo de leitura inicia-se com a percepção e análise visual dos grafemas (letras). Seguidamente esses grafemas (letras) são codificados para as estruturas fonéticas (sons) correspondentes e são integrados numa sintaxe e estrutura frásica com significado. Mas nem sempre este processo ocorre sem interferências várias. E o que fazer quando isso acontece? Venha conhecer (e partilhar) estratégias/atividades específicas para a criação de contextos educativos e pedagógicos impulsionadores do sucesso escolar destas crianças.

Assim sendo, convidamos Renato Paiva para connosco partilhar o seu conhecimento e experiência num encontro que ocorrerá no dia 19 de Outubro entre as 18:30h e as 20h na Clínica da Educação em Palmela.

 

Objectivos:

Entender as dificuldades de leitura

Conhecer estratégias e intervenção

 

12179357_10153664900314378_1444892806_nRenato Paiva é diretor da Clínica da Educação e da Academia de alto rendimento escolar WOWSTUDY. Licenciado no Curso de Professores do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Setúbal, mestre em Multimédia na Educação pela Universidade de Aveiro. Tem uma vasta experiência como formador de professores, como consultor pedagógico e no apoio terapêutico-pedagógico às dificuldades de aprendizagem e na área da orientação escolar para pais e alunos. Exerce também coaching pedagógico de alto rendimento escolar. Entre 2003 e 2006, colaborou com as Escolas Superiores de Educação de Lisboa e Setúbal na formação de professores. Desde 2007 que é consultor pedagógico de vários estabelecimentos de ensino. Colabora regularmente com a imprensa onde escreve artigos para as revistas Pais e Filhos, Mãe Ideal, Bebé D’Hoje, Super Bebés, Coisas de Criança, Mais Educativa, Zen Energy. É frequentemente convidado em programas de televisão e rádio para abordar temas relacionados com Educação. Em 2007, editou, com a Esfera dos Livros, o livro SOS Tenho de Passar de Ano, em 2012, Ensina o Teu Filho a Estudar e em 2014 O segredo para alcançar o sucesso na escola.

 

botao-inscricao-011-300x78